terça-feira, 21 de abril de 2009

Mas afinal de contas... O que é EAD?


Com o passar do tempo o conceito de Educação a distância veio se modificando, inicialmente o conceito da EAD era feito a partir da comparação entre esta e a educação presencial, até hoje podemos observar esse tipo de conceituação, que não é incorreto, mas apresenta a EAD parcialmente e não em sua totalidade.

Vejamos algumas definições mais precisas de EAD:

"Walter Perry e Greville Rumble (1987, 1­2) afirmam que a característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos"

"Desmond Keegan (1991, 29) afirma que o termo genérico de educação a distância inclui um conjunto de estratégias educativas referenciadas por: educação por correspondência, utilizado no Reino Unido; estudo em casa (home study), nos Estados Unidos; estudos externos (external studies), na Austrália; ensino a distância, na Open University do Reino Unido. E, também, télé­enseignement, em francês; Fernstudium/Fernunterricht, em alemão; educación a distância, em espanhol; e teleducação, em português."

"G. Dohmem (1967)dis que a educação a distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de auto­estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de "educação a distância" é a "educação direta" ou "educação face­a­face": um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes."

"M. Moore (1973) afirma que ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas a parte das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros."

"B. Holmberg (1977) diz que o termo "educação a distância" esconde­-se sob várias formas de estudo, nos vários níveis que não estão sob a contínua e imediata supervisão de tutores presentes com seus alunos nas salas de leitura ou no mesmo local. A educação a distância se beneficia do planejamento, direção e instrução da organização do ensino. "

Armengol (1987) enumera as seguintes caracterísitcas da EAD: • população estudantil relativamente dispersa • população estudantil predominantemente adult • cursos que pretendem ser auto¬instrucionais • cursos pré ¬- produzidos • comunicações massivas • comunicações organizadas em duas direções • estudo individualizado • forma mediadora de conversação guiada • tipo industrializado de ensino aprendizagem • crescente utilização da "Nova Tecnologia Informativa" • tendência a adotar estruturas curriculares flexíveis • custos decrescentes por estudante


"Keegan(1991, 38) sumariza os elementos que considera centrais dos conceitos acima enunciados:
- separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
- influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto, organização dirigida etc), que a diferencia da educação individual;
- utilização de meios técnicos de comunicação, usualmente impressos, para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
- previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo, e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
- possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização."


Fonte das partes entre parêntesis : http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário